Print Screen – O que é e como fazer um print

Por Equipe Redação em 8 de abril de 2014

Provavelmente você já ouviu alguém falar que ia “fazer um print”, “tirar um print” ou até mesmo “printar a tela”, mas afinal, quem é este tal de print? Onde ele mora e de quem é filho? Se você ainda não sabe o que significa a expressão “fazer um print” vamos tirar todas as suas dúvidas nesta matéria.

O que é print?

Print, ou print screen, é um comando usado para tirar uma foto da tela do computador, mas é claro que atualmente isso se expandiu para outros dispositivos como celulares, tablets e até mesmo para os video games, mas este já é assunto para outra matéria.
Como fazer um print?

Para fazer um print screen, ou tirar uma foto da tela do seu computador, primeiramente você deve identificar qual o sistema operacional do seu computador, se ele for Windows ou Linux, os comandos básicos são iguais, mas no OS X (Mac) é um pouco diferente.

Windows e Linux – A maioria dos teclados já possuem um botão dedicado para este comando, é a tecla “Print Screen” ou “PrtSc”. Ao pressionar este botão, uma cópia do que está sendo mostrado na tela será salvo na área de transferência do computador.

Feito isso basta somente abrir qualquer programa de edição de imagens, como por exemplo o Paint no Windows ou o Gimp no Linux e colar (Ctrl + V) a imagem no programa, logo a tela do seu computador terá se transformado numa imagem dentro do programa.

Como fazer um print

Existe também alguns programas que facilitam este processo, como por exemplo o Screen Hunter e o PrtScr que facilitam bastante na hora de fazer as suas capturas de tela.

Dica: No Windows 8 basta o comando Winkey + PrtSc para salvar a captura de tela automaticamente dentro da pasta imagens no formato .png sem a necessidade de abrir um programa de edição de imagens.

Os X (Mac) – Os computadores da Apple são um pouco diferentes na hora de executar o comando print screen, existe umas vasta lista de comandos que podem ser usado para fazer a captura de tela de várias formas, veja os principais desses comandos:

  • CMD + Shift + 3: Salva a tela na mesa em formato PNG.
  • CMD + Shift + 4: Você pode selecionar a área da dela que vai ser capturada, o resultado é salva na mesa em formato PNG.
  • CMD + Shift + 4 + (aperte a barra de espaço): O cursor vai tomar a forma de uma câmera, basta clicar na na janela ou programa a ser capturado para ter a tela salva na mesa em formato PNG.
  • CMD + Shift + Control + 3: Em vez de salvar a imagem na mesa, a mesma fica salva na área de transferência pronta para ser colada em qualquer editor de imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *